GIRLSPT.COM - Cursores Animados
Biologia: Coleção de Borboletas

Coleção de Borboletas

O hobby de colecionar insetos, principalemente lepidópteros (borboletas e mariposas) era muito comum no século XIX.

Atualmente, coleções de insetos são mantidas por instituições científicas e educacionais com o fim de conhecimento e estudo, e a consequente preservação das espécies.

A coleção amadora e sem autorização do Ibama é crime previsto no artigo 29 da lei 9605/98, com pena prevista de 6 meses a 1 ano: ‘Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida’.

No entanto, os colecionadores não são os maiores responsáveis pelo declínio de algumas espécies e sim a agropecuária, indústrias e uso indiscriminado de inseticidas.

A beleza desses insetos vale uma boa espiada:


Fotos no Museu Catavento, São Paulo, SP.

14 comentários:

Anônimo disse...

adorei as explicações sobre as coleções de borboletas,fico fascinado com o assunto...Parabéns!!!!

Gabriela disse...

acho tão bonito coleção de borboletas :x

Daniela L. Perez disse...

Eu gosto de ficar comtemplando as borboletas, são tão belas!
Deve ser bem difícil ser um colecionador... Precisa ser caprichoso ao extremo em todas as etapas, tem que evitar qualquer coisa que danifique sua "presa", não pode ficar faltando pernas nem pedaços de asas ou antenas; tudo deve é sair perfeito, sem nenhuma rasura!!!
Por isso que eu digo que os colecionadores de borboletas são pacientes, isso não dá para negar... E perfeccionistas também! Só que eles são meio insensíveis, sabe... Matam borboletas só para satisfazer os seus caprichos. Isso é até meio injusto...

Eu gosto de borboletas, mas não gosto de vê-las aprisionadas, gosto de vê-las voando livremente!

Anônimo disse...

insetos de beleza fascinante,
amo as borboletas por sua fragilidade e simplicidade, mas de beleza subliminar.
obrigada pelos esclarecimentos...

Anônimo disse...

Marcos
Em 1989 quando cursava a s�tima s�rie do fundamental avistei bem abaixo da carteira algo que me chamou a aten�o. Quem teria desenhado aquele n�mero no ch�o.
quando me aproximei, vi que era uma borboleta, com o n�mero 88 em suas asas.
Tenho ela guardada at� hoje e gostaria de saber mais sobre ela.

Anônimo disse...

O Brasil é o único país do mundo onde é proibido ter uma coleção amadora de borboletas.

É uma vergonha esse tipo de coisa.

MAS, a PORTARIA Nº 332/90, DE 13 DE MARÇO DE 1990, em seu Art. 15 diz que, NÃO É NECESSÁRIA licença para coleta de invertebrados desde que não sejam coletados em áreas de preservação ambiental.

Os entomologistas amadores não são responsáveis pela destruição da natureza.

Mas, desde o governo do Lula, o IBAMA vem sendo desmontado, pouco a pouco e espero que NÃO que RESTE MAIS NADA dele no futuro.

É um orgão xiita e eco-chato ...

Anônimo disse...

Eu amo colecionar lepidópteros♥

Anônimo disse...

gostaria muito de comprar borboletas pois pretendo fazer um quadro de prezente pararaminha noiva, alguem por gentileza poderia me informar de como posso consegui-las?

Anônimo disse...

Então vc não se intereça em comprar borboletas de aço inox tenho varios modelos faço por encomendas tbm são polidas muito bonitas para presentear alguém ou vc msm elas são de estantes e paredes não tem elas a venda em mercados ainda pois são todas esclusivas se interessar mando fotos ou faço o modelo q quiser meu e-mail :mobile56@hotmail.com

Anônimo disse...

Vc se interessa por artesanato de borboletas em inox polido

Thais Mendes disse...

Tenho uma colecao de borboletas e insetos que era do meu tio que faleceu. Estou vendendo por uma quantia simbolica.

blog do juca disse...

gosto muito das fotos das borboletas

Anônimo disse...

Eu tenho borboletas para vender meu imail Laiano345dinelly@hotmail

Anônimo disse...

Eu tenho lepidopteros para vender e borboletas
Meu imail
Laiano345dinelly@hotmail.com

Postar um comentário